Guia para escolher a sua carteira Bitcoin

É essencial que tenha total control e segurança dos seus Bitcoins. A escolha de uma carteira digital é um passo essencial. Poderá guardar os seus bitcoins num dispositivo móvel, computador ou hardware específico. A escolha de uma carteira dependerá do tipo de dispositivo que possui e do nível de segurança que deseja.

O que é uma carteira digital? Para que serve?

A sua carteira digital é a porta de entrada para começar a utilizar Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Litecoin ou qualquer outra criptomoeda.

Sem uma carteira não irá conseguir receber, guardar ou enviar criptomoedas.

Poderá pensar em uma carteira como uma interface para interagir com a rede Bitcoin, da mesma forma que possui um homebanking no seu banco.

As carteiras digitais possuem chaves privadas (private keys): códigos secretos que permitem gastar os seus bitcoins.

Na verdade, não são os bitcoins que necessitam de ser guardados em segurança, mas sim as suas chaves privadas que permitem gastar os seus bitcoins.

Resumidamente, uma carteira digital é um software, site, ou dispositivo físico que gere chaves privadas por si.

Porque preciso de uma carteira? É mesmo importante?

É verdade que muitos dos sites onde irá comprar os seus bitcoins já possuem carteiras bitcoin, e consegue acedê-los facilmente. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que os bitcoins que lá estão guardados não são efetivamente seus.

Vamos voltar ao início, o Bitcoin foi criado para transferir qualquer valor para qualquer pessoa no Mundo, oferencendo:

  • Anonimato: Todas as transações na rede bitcoin são anônimas;
  • Remoção de quaisquer intermediários: Não necessita da aprovação de um serviço central;
  • Total control sobre o seu dinheiro/bitcoins: Muitas pessoas não sabem, mas os dígitos que aparecem no seu homebanking, não refletem o dinheiro que possui.

Nenhuma destas características existem no sistema bancário que nós tanto conhecemos, daí toda a inovação e valorização dada ao bitcoin.

Assim como os bancos, sites de intercâmbio para compra Bitcoin, Litecoin, Ethereum ou qualquer outra criptomoeda não oferecem nenhuma das características mencionadas acima.

Os sites de intercâmbio são apoiados em sistemas centralizados (Bitcoin é um sistema descentralizado). Muitos deles nem passam pelas apertadas medidas de segurança e normas internacionais que o sistema bancário é obrigado a cumprir.

Resumidamente, sites de intercâmbio muitas das vezes são alvos bastante aliciantes para os criminosos, devido as suas inevitáveis falhas de segurança. Poderá ver aqui os mais de 47 ataques realizados até ao momento, que levaram a perda de milhões de euros em criptomoedas.

Muitos destes ataques ocorrem devido as chaves das carteiras digitais serem guardadas em servidores centrais e o seu acesso leva ao roubo de milhares de criptomoedas.

Daí a necessidade de ter sempre consigo as chaves da sua carteira e nunca utilizar a carteira de sites de intercâmbio para guardar grandes quantias que poderá vir a perder.

Conselhos na escolha da sua carteira

Possuir uma carteira Bitcoin é o mesmo que ter uma carteira física: se a perder, irá perder todo o seu dinheiro.

Desta forma, é importante escolher uma carteira de acordo com as suas necessidades.

Alguns conselhos a ter em conta:

  • Escolha sempre carteiras que tenha acesso as suas chaves: normalmente as chaves são 12 palavras aleatórias que precisam ser escritas em um formato físico: papel ou metal e guardadas em um local seguro.
  • Opte por carteiras desenvolvidas por entidades de confiança e que disponibilizam todo o código fonte da carteira - poderá verificar a página GitHub da respetiva carteira para saber se disponibilizam o código fonte - isto permite a qualquer pessoa reveja o código e saiba exatamente o que está a ser executado na carteira;
  • Para guardar grandes quantias devem ser utilizadas carteiras baseadas em hardware, porque um dispositivo que esteja conectado a Internet facilmente se torna num ponto de ataque para os criminosos.

Carteiras recomendadas

Ledger Nano S - The secure hardware wallet

Existem diversas carteiras para todos os gostos e requisitos, umas mais resilientes a ataques e outras mais fáceis de configurar. As nossas recomendações para as diferentes plataformas são:

Hardware

Ledger Ledger

TREZOR TREZOR

iOS e Android

Airbitz Airbitz

breadwallet breadwallet

Copay Copay

Desktop

Electrum Electrum

Web

GreenAddress GreenAddress

BTC.com Bitcoin Wallet BTC.com Bitcoin Wallet

Última atualização a 20/10/2018