Algumas chamadas de atenção ao utilizar Bitcoin

O Bitcoin permite trocar dinheiro de uma forma distinta a de um banco. Como tal, existem algumas chamadas de atenção na sua utilização. É importante informar-se antes de utilizar o Bitcoin para transações importantes.

Proteja a sua carteira

Como na vida real todos nós temos atenção à nossa carteira, porque nela contém o nosso dinheiro. O Bitcoin torna possível transferir dinheiro de uma forma fácil para qualquer parte do mundo e permite ao indivíduo possuir total controlo sobre o seu dinheiro. Estas funcionalidades são bastante úteis, mas requer ao utilizador preocupações adicionais na segurança da sua carteira. Lembre-se que é sempre da sua responsabilidade adotar boas práticas de forma a proteger o seu dinheiro. Recomendamos uma série de carteiras de acordo com o seu dispositivo.

Os pagamentos são irreversíveis

Qualquer transação que seja emitida é impossível de ser revertida, apenas poderá ser reembolsada pelo utilizador que recebeu os fundos. Como tal, é importante que tenha conhecimento e confiança para quem está a enviar os bitcoins, ou então que o destinatário tenha uma reputação bem estabelecida. O Bitcoin protege-o na ocasião de estar a enviar fundos para um endereço inválido por engano. Mas graças a inovação, já existem serviços que oferecem outras possibilidades e protecção do consumidor final.

O Bitcoin não é anónimo

Um esforço adicional é necessário de forma a proteger a sua privacidade. Todas as transações são públicas e guardadas permanentemente pelos utilizadores na rede. O que significa que qualquer pessoa poderá ver o seu saldo e transações efetuadas. Mas a entidade de um utilizador por detrás de um endereço permanece desconhecida até ao momento que ocorrer uma fuga de informação, por exemplo, numa loja online onde o endereço Bitcoin está associado a um determinado email do utilizador. Ou seja, a partir do momento que existe fuga de informação que revele a identidade do utilizador perante um endereço Bitcoin, é possível que todas as outras transações associadas a esse endereço sejam da autoria do utilizador identificado. Existem diversas formas de proteger a sua privacidade, mas a principal é utilizar um endereço bitcoin apenas uma vez. Lembre-se que é da sua responsabilidade adotar boas práticas de forma a proteger a sua privacidade.

O preço do Bitcoin é volátil

O preço do Bitcoin é imprevisível, podendo atingir altos e baixos num curto espaço de tempo. Ao longo do anos temos observado uma maior estabilização do preço do bitcoin, mas ainda se trata de uma economia recente. Deverá ser visto como um ativo de alto risco, como tal, nunca deverá guardar fundos para os quais não poderá perder.

Transações não confirmadas não são seguras

As transações efetuadas são confirmadas por todos os participantes/utilizadores na rede, cujo objetivo é validar segundo um conjunto de regras, se determinada transação faz sentido existir, como por exemplo, verificar se determinado montante que está a receber já não foi utilizado noutra transação (evitando assim “double-spending” - a mesma moeda ser utilizada para realizar pagamentos distintos). Desta forma, as confirmações são um elemento essencial, para o qual deve prestar a atenção.

Confirmações Carteira de Verificação de Pagamento Simplificado * Carteira full node **
0 Apenas seguro se confiar no remetente
1 Um pouco confiável Confiável
3 Confiável Altamente confiável
6 Recomendação mínima para pagamentos de grande valor
30 Recomendado na existência de uma emergência na rede

* Uma implementação, onde não é feito uma verificação completa, mas em vez disso conecta-se a um nó de confiança ou utiliza outros mecanismos de confirmação.

** A transação é validada na sua totalidade se cumpre com as regras do protocolo bitcoin, para isso, necessita de ter uma cópia local de todas as transações jamais efetuadas de forma a fazer uma validação completa, daí o nome “full node”.

Uma confirmação poderá ser feita em poucos segundos ou até 90 minutos, sendo 10 minutos a média. Estes valores variam de acordo com o congestionamento na rede ou com o valor que é pago pela taxa de transferência, ou seja, se o utilizador pretender uma confirmação atempada terá de pagar mais em taxas de transferência, de forma a aliciar aos utilizadores da rede a confirmarem a transação.

Fale sobre o bitcoin, mas não diga que os possui

Da mesma forma que não informa a ninguém quanto dinheiro possui na sua conta bancária, também no Bitcoin evite falar em público (redes sociais, etc) de que possui montantes em Bitcoin, porque poderá facilmente e rapidamente ser alvo de um ataque informático para obtenção dos seus Bitcoins.

Última atualização a 20/12/2017