Guia para comprar Bitcoins em Portugal

Comprar bitcoins ou outras criptomoedas em Portugal poderá facilmente tornar-se em uma tarefa confusa para muitas pessoas. Neste guia terá acesso a toda a informação que necessita, passo-a-passo, para poder comprar os seus primeiros bitcoins ou criptomoedas em Portugal.

Preparativos antes da compra

Poderá comprar bitcoins ou outras criptomoedas, como por exemplo: Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash, seguindo este guia.

Poderá realizar a compra de criptomoedas utilizando estas 5 formas de pagamento:

  1. Cartão de crédito ou débito
  2. Transferência bancária nacional ou internacional
  3. Depósito bancário
  4. MBNet
  5. MBWay

Comprar criptomoedas poderá ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. Neste guia iremos explicar como poderá fazê-lo.

Felizmente, existem empresas como a Coinbase, Bitpanda ou CEX.IO que tornaram o processo simples e rápido.

Antes de começar é IMPORTANTE que tenha uma carteira Bitcoin, porque algumas das empresas requerem uma carteira.

A escolha de uma carteira garante ainda que tem control sobre as suas criptomoedas.

Leia o nosso guia para conhecer as melhores carteiras.

Como funcionam os sites de intercâmbio?

Os novos utilizadores irão encontrar grande variedade de sites de intercâmbio e carteiras que oferecem possibilidade de compra imediata de Bitcoins ou outras criptomoedas.

Grande parte deles são direcionados para profissionais de trading, e algumas das carteiras possuem capacidades limitadas para compra e venda.

Caso esteja a vontade em fornecer informações pessoais como prova de identidade (proof of identity) e prova de residência (proof-of-residence), poderá utilizar os sites de intercâmbio e carteiras que iremos sugerir neste guia.

As informações pessoais fornecidas são necessárias porque qualquer empresa que interaja com o sistema financeiro em Portugal ou em qualquer país necessita de seguir normas, tais como: Know Your Customer (KYC) e Anti-Money Laundering (AML).

Infelizmente em Portugal ainda não existem entidades suficientemente credíveis que possamos sugerir para uma compra direta de Bitcoins. Contudo, é possível comprar em sites de intercâmbio no estrangeiro.

Chamada de atenção para empresas de intercâmbio e carteiras

Apesar de toda a informação que fornece a estas empresas, é importante relembrar que não possuem as mesmas proteções que os bancos.

Por exemplo, muitas vezes não há um seguro caso a empresa saia do mercado ou é roubada por hackers, como foi o caso do Mt Gox.

Mas, felizmente, nos dias de hoje já começam a surgir empresas de intercâmbio de Bitcoins reguladas, como é o caso da Bitstamp na União Europeia.

O Bitcoin não tem estatuto legal de moeda em Portugal, e as autoridades geralmente não sabem como melhor abordar situações de roubos de Bitcoins. No passado, empresas de intercâmbio restituíram os fundos dos clientes após um roubo coletivo na empresa, porém, nesta fase, não estão legalmente obrigados a fazê-lo.

Além disso, se um roubo de uma carteira pessoal ocorrer devido a um lapso de segurança da sua parte, não existe nenhuma garantia que irá recuperar os seus fundos, porque é da responsabilidade do utilizador proteger os dados de acesso.

Tendo isto em conta, evite guardar os seus Bitcoins ou outras criptomoedas nos sites de intercâmbio, não é o lugar mais apropriado e seguro para o fazer. Opte sempre por guardar numa hardware wallet ou outra carteira onde possa controlar as suas chaves.

Sites de intercâmbio

Coinbase Coinbase

Coinbase é o maior site de intercâmbio de Bitcoin do mundo e está disponível em 32 países.

Em Portugal, poderá utilizar cartão de crédito ou débito, MBNet ou transferência bancário (SEPA).

Poderá comprar também Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash.

A Coinbase cobra uma taxa de 3.99% em todas as compras via cartão de crédito/débito ou MBNet, que é uma das taxas mais baixas entre todos os concorrentes existentes no mercado.

Ao comprar mais de 84€ em Bitcoin irá ganhar mais 8€ ao realizar o registo por este link.

Um guia rápido passo-a-passo para comprar bitcoins na Coinbase:

  1. Crie a sua conta
  2. Insira os dados do seu cartão de débito/crédito
  3. Faça a verificação de identidade, para isso irá necessitar de um documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Carta de condução)
  4. Poderá agora comprar Bitcoin, Ethereum, Litecoin ou Bitcoin Cash

Comprar Bitcoins pessoalmente em Portugal

Se preferir o anonimato, não pretender ter problemas com o seu banco ou pagar taxas extras, então a opção mais fácil é encontrar-se pessoalmente com alguém disposto a vender os seus Bitcoins.

Procure um comprador

LocalBitcoins é o site primordial onde pode arranjar ou negociar o melhor valor para comprar ou vender Bitcoins diretamente com o comprador. Este site também fornece um serviço de depósito com garantia como uma camada adicional de proteção para ambas as partes.

Neste tipo de interações é importante ter algumas preocupações como:

  • Encontre-se sempre em lugares públicos, que estejam a ser frequentados por outras pessoas (por exemplo: centros comerciais ou cafés);
  • Tome as precauções que usualmente teria caso tivesse a transportar grandes quantidades de dinheiro;
  • Tenha a sua carteira Bitcoin pronta, seja no smartphone ou computador e com ligação segura à internet para verificar a transação;
  • Aguarde pelo menos por duas confirmações da transação na rede Bitcoin.

Dependendo do vendedor poderá pagar entre 5-10% sobre o preço de um site de intercâmbio.

Comprar Bitcoins em Multibanco

Existem diversas máquinas Multibanco (ATMs) espalhadas pelo mundo onde poderá facilmente comprar Bitcoins, só terá de inserir o dinheiro e digitalizar o QR code do seu endereço Bitcoin da sua carteira ou receberá um recibo em papel com os códigos necessários para carregar os Bitcoins na sua carteira.

Poderá saber a localização destas ATMs no site Coin ATM Radar ou visite esta página para localização de Multibanco em Portugal.

MBWay Comprar Bitcoins com MBWay e MBNet

O MBWay é uma solução que permite realizar transferências instantâneas em lojas físicas ou online.

É muito utilizado em Portugal para realizar compras sem ter que se dirigir a um multibanco.

Com MBWay poderá também gerar cartões MBNet, que pode ser utilizados na Coinbase, Bitpanda ou CEX.IO como cartão de débito.

Poderá utilizar o MBWay e as suas transferências instantâneas para comprar bitcoins, para isso basta ir ao LocalBitcoins e procurar por um vendedor em Portugal que aceite esta forma de pagamento.

Última atualização a 07/09/2019